23/01/2017

Dicas para criar o seu próprio visual novel!

||||

Hello ~ 

Pensei em fazer esse post como uma ajuda para quem já criou várias fanfics e quer aumentar o público. Eu particularmente não sou muito fã de ir no fórum todos os dias para ler capítulo por capítulo, e quando acaba as vezes a fanfic fica desconhecida ou no arquivamento do AD, por eu não ler com frequência também não participo de redes sociais com esse tipo de conteúdo. 

Mas e se for em um jogo? A história é completamente diferente! Recentemente joguei alguns visual novels bem legaizinhos e todos eles foram feitos num programa chamado Ren'py, achei bem legal e procurei tutoriais sobre esse programa e mais algumas coisas, posso dizer que fazer um visual novel nele é bem fácil, porém é trabalhoso. 

Então, além de ajuda com o programa e etc, aqui irei dar algumas dicas de como adaptar a sua fanfic para um visual novel! Ah, e é claro, se você já fez isso não esqueça de deixar o link nos comentários pra gente aqui do blog jogar e quem sabe um post exclusivo? 
Para quem mesmo não tendo uma fanfic mas está com projeto parado por falta de programador, ou por não saber por onde começar mesmo, recomendo bastante esse post, bora tirar a ansiedade dos que estão aguardando não é? Keep Reading!


Instalando o programa

É bem simples, clique aqui para ir ao site e instalar clicando em "Download Latest Version" e você será encaminhado para outra página, então clique na opção que você achar melhor:
Vermelho - Aplicativo já pronto, você só precisa clicar nele e ele extrai tudo para uma pasta.
Azul - Aplicativo zipado - você precisa ter algum programa para deszipar a pasta.

Vá também na parte do Editor e baixe o correspondente ao seu sitema operacional:
Depois de baixar esse último, que é o Editra, extraia o arquivo e coloque dentro da pasta do programa que foi a primeira que você baixou. 

E pronto, há também a extenção para Android e iOS, caso você queira fazer um aplicativo para uma dessas duas plataformas, que funciona da mesma forma que o Editra, você baixa, extrai o arquivo e coloca na pasta do programa. 

Aprendendo a usar

Nesse programa é usada uma linguagem de programação chamando Python, é a mais fácil que tem se eu não me engano, sendo ensinada até mesmo para crianças, mas não se preocupe com isso, no tutorial que vou mostrar vai ter tudo ensinado. 
Se você não sabe, não se desespere, há um site chamado Ren'Py Brasil que ensinam a maior parte do que você precisa saber para usar esse programa. Você pode acessar o site clicando aqui
Os tutoriais estão todos no gadgets ao lado, na aba chamada tutoriais, comece pelo inicio e vá aprimorando conforme for aprendendo. 

No menu abaixo do cabeçalho também tem algumas coisinhas básicas. 

Não sei desenhar, e agora?

Você pode fazer parceria com algum desenhista que esteja interessado, aprender a desenhar ou usar recusos que disponibilizam gratuitamente. 
Só tem um porém, ao usar esses recursos gratuitos você não pode gerar lucros com eles.

Lemma Soft - Músicas, cenários, personagens e efeitos sonoros. 
CloudNovel - Personagens, cenários, itens e caixas de texto.
Visual-Novelty - Botões, personagens, cenários, efeitos e mais outros.
Ren'py Brasil - Personagens, músicas e efeitos sonoros

"Ah, mas só tem esses feios, não posso pegar tal personagem?" Até pode, mas você teria que publicar por conta própria e ainda iria correr o risco de ter que excluir por direitos autorais da obra, se não quiser que vire algo mais sério. 
Caso você queira fazer o seu próprio personagem ou cenário, mesmo sem saber desenhar, recomendo pesquisar por bases e desenhar com elas, mesmo pelo mouse é uma forma mais fácil de desenhar mesmo que você não seja muito bom.

Adaptando a história e os finais


Você não precisa encher de finais a história para cada decisão feita, antes de começar a fazer realmente o jogo, faça um diagrama por exemplo: 
Aqui o visual novel tem como tema a nossa personagem acabar de entrar em uma nova empresa e querer ter um desempenho bom para conseguir dinheiro e comprar coisas para ela própria que no caso você quem escolhe, aqui o diagrama dos diálogos, bônus(mais dinheiro) e resposta certa para a imagem. 

É claro, não precisa ser bonitinho como está na imagem, mas fazer um desenho desse com o roteiro e etc facilita mais. No caso, se esse fosse o final, teria três finais, o que você adianta não ajuda o paquera e adianta os trabalhos + bônus = promovida mas sozinha, o que você não ajuda o paquera e vai embora = despedida, o que você ajuda e conhece ele, se adiantar os trabalhos é promovida e todos gostam de você, e ai vai indo, se for só uma história assim vai se desenvolvendo... 

Bom, é isso pessoal! Espero que vocês tenham gostado e entendido! Caso vão fazer ou já fizeram deixem o link aqui no comentários pra todo mundo conhecer! 
Até o próximo post o///

4 comentários:

  1. Oii, querem fazer parceria? Criei um novo blog. >> http://amordocebeta.blogspot.com.br << lá postei sobre o beta. ;) Se aceitarem fazer parceria comentem lá num post do meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Yo yo!
    Zeus, adorei a ideia >.< nem sabia que era tão fácil (tá, mais ou menos) fazer uma visual, pra mim sempre meio que foi algo de outro mundo haha'
    Vou tentar fazer uma curtinha antes das férias acabarem. Adorei o post.
    Kissus~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, e se você conseguir manda o link pra eu baixar e jogar xD

      Excluir
  3. Nossa, mt obgd msm pelas dicas, de vdd! Vou fazer uma visual novel de tcc na minha faculdade e essas dicas foram mt úteis ^^

    ResponderExcluir

Antes de comentar...

1. Não é permitido fazer ofensas de qualquer nível, e isso é válido tanto para os leitores quanto para as postadoras em si.
2. Não é necessário enviar duas vezes a sua mensagem. Nós vemos, lemos e tentamos responder todas que são mandadas!
3. Não é permitido flood, spam, links maldosos ou qualquer coisa parecida.
4. Aceitamos sugestões para as postagens ou atualizações que esquecemos de colocar em postagens antigas ou recentes.
5. Seus créditos não estão no post ou em alguma parte do blog? Nos avise imediatamente, mas com educação; pois não fazemos isso de propósito.
6. Leia toda a postagem com atenção antes de comentar algo sobre.
7. Recomendados que não dê suas informações pessoais, principalmente e-mail e endereço, a qualquer pessoa mesmo que essa diga ser da administração.
POR FAVOR, NOS AJUDE NÃO ENVIANDO A MESMA MENSAGEM MAIS DE UMA VEZ.