12 de fev. de 2017

Apresentando: Durarara!!


Olá, pessoas!
Como vão vocês? Com tédio nesse início de ano letivo? O meu já começou agitado. Seria uma péssima hora para acrescentar um anime na sua lista de afazeres? Sim? Não? Humm..

Clique em “leia mais” para ser transportado para a cidade de Ikebukuro.


Dados


- gênero: ação, sobrenatural, shounen, romance
- autor: Ryohgo Narita
- ano: 2010
- episódios: 24 + 1 OVA (primeira temporada)

Sinopse


Ryuugamine Mikado é um garoto que almeja a vida agitada da cidade grande. A convite de seu amigo de infância Masaomi Kida, ele se transfere para uma escola em Ikebukuro. Masaomi alertou-o sobre as pessoas que deve tomar cuidado: um lutador campeão, um informante e um misterioso grupo chamado Dollars. Assustado com as histórias de Kida, Mikado testemunha, no seu primeiro dia, uma lenda urbana, a Dullahan (Cavaleiro Sem Cabeça) montada em uma motocicleta preta. A partir de então, a existência de casos sobrenaturais e uma gangue chamada os Lenços Amarelos subirá a superfície, e Ikebukuro nunca mais será a mesma cidade pacífica...

Personagens


Celty Sturluson
Ryuugamine Mikado
Masaomi Kida
Sonohara Anri
Heiwajima Shizuo
Orihara Izaya
Simon Brezhnev
Kishitani Shinra

Minha Avaliação

Alguns dos quesitos que me animam a ver um anime são ele quase não ser famoso (Shingeki no Kiyojin, Sword Art Online, Mirai Nikki, etc) e aleatoriamente pessoas falarem que é bom. Isso, porque quando um anime é famoso demais e todo mundo fala dele me irrita profundamente normalmente é ruim e/ou não é metade do que falam (vide Sword Art Online).

Infelizmente a sinopse não é animadora, mas não está errada. Você encontra também dizerem outra coisa no Wikipédia: “A história é sobre uma Dullahan que trabalha como entregadora do submundo de Ikebukuro, [...]” [clique aqui para ler o resto], o que também não está errado. Mas não passa tudo e não anima os desconhecidos a verem o anime. Eu poderia dizer o seguinte: “A estória se passa em uma cidade Ikebukuro, mostrando seu submundo e superfície. O centro da trama é a lenda urbana da “Motoqueira Fantasma” e o desenvolvimento equilibrado correlaciona os demais personagens demonstrando-os tão importantes quanto”. Não sei se ficou melhor...

Durarara — ou DRRR — tem como ambientação a cidade de Ikebukuro que sofre com problemas relacionados a gangues. Ao ver o tema de abertura (Opening ou OP) percebemos o estilo animado, descontraído e urbano que a música passa bem como as apresentações feitas na própria abertura. Ou seja, o estilo da abertura é quase um prelúdio do clima da cidade onde se desenrola o enredo.

Quando comecei a ver o anime, ele era meio parado e pensei que iriam enrolar com a história da Celty até os episódios finais. Mas então você começa a se surpreender assim que eles contam a história dela de forma básica a encerrar as dúvidas sobre sua origem e se é um ser sobrenatural ou não, pois esse é o nosso enfoque no início, mostrando que a trama é bem mais complexa do que se esperava.

Apesar de na sinopse citar primeiro o nome do Mikado, a estória não é dele sendo que se correlaciona inteligentemente bem como os demais personagens apresentados. Alguns deles são colocados no centro da história por um momento, mas só para revelar mais sobre o verdadeiro personagem central, Celty, e a verdadeira trama. Vários deles se demonstram mais inteligentes e necessários do que esperávamos.

A trilha sonora durante os episódios inicialmente faz você pensar que o anime é idiota e pacato, mas nos momentos certos ela muda para algo mais sombrio ou mais sério. O primeiro tema de tema de abertura tem o estilo animado, descontraído e urbano que a música passa bem como as apresentações feitas na própria abertura, ou seja, o estilo da abertura é quase um prelúdio do clima da cidade onde se desenrola o enredo. O primeiro tema de encerramento também segue nesse estilo de música mais animada com a animação sempre interligando os personagens.

No meio da abertura, eles dão uma recapitulada do que aconteceu no episódio anterior — algo bem parecido com seriados tipo Sobrenatural (Supernatural) que tem aquele ‘Then’ e ‘Now’ — ao invés de fazer isso depois, ou antes, da abertura, como fazem usualmente em animes. A partir do episódio 13 o OP e o ED mudam para algo mais sério e pouco colorido — oposto dos primeiros OP e ED — combinando com um momento mais crítico no anime.

O design dos personagens é bem simples sem grandes belezas, mas correspondem às suas personalidades e o jogo de cores em determinados momentos é interessante para refletir também — não é nada complexo.

Design dos personagens é simples.

Simplicidade e jogo de cores
Jogo de cores
Eu recomendo esse anime para quem não se importa com um anime maior que o comum atualmente — ele tem mais de 24 episódios contando com as outras três temporadas seguintes —, gosta de tramas um pouco mais complexas, boas doses de reflexão, não é sensível aos gêneros no qual o anime se encaixa e para maiores de 14 anos — mais novos podem ter dificuldade de entender os momentos reflexivos e a complexidade da trama por causa da maturidade, apesar disso não impedir ninguém senão ficam iguais essas crianças que vêem Death Note e não entendem bulhufas só dizendo que o anime é foda porque todo mundo fala sem argumento nenhum porque não tem maturidade para entender a complexidade da coisa #prontofalei.

A frase que descreve esse anime é: um anime muito inteligente, que se esconde atrás da casca da ‘idiotice’ aparente se tornando um achado para quem o vê.

Enfim, pessoas! É isso! Espero que tenham gostado e se verem ou se já viram, deixe nos comentários.

Se quiserem que eu faça uma apresentação de algum outro anime dando minha opinião crítica, deixem nos comentários também — se o tiver visto, farei!

Até!

2 comentários:

  1. Mds! Eu tinha uma ideia mto errada desse anime por causa do nome dele. Adorei a trama, entrou na minha lista de animes para ver. Concordo com o que vc falou sobre os jovens q n entendem a trama e falam o q n sabem.
    Mas uma perguntinha, vocês pretendem falar mais de quais animes? Curiosidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Desculpe a demora em responder. Estava sem internet. Mas I'm back!!
      Então, que bom que consegui ajudar alguém a querer ver o anime haha' Ele realmente não parece muita coisa pela sinopse, mas é bom.
      Qual ideia que você tinha sobre o nome dele?? Não consigo pensar em nada o_o
      Olha, as outras meninas eu não sei (a gente normalmente não combina sobre isso), mas eu tenho mais uma postagem pronta e mais umas três se desenvolvendo sobre animes. Quero deixar para surpresa a postagem haha' :3
      Por serem famosos posso dizer que farei de Sailor Moon e Sakura Card Captors :3
      Continue acompanhando as postagens de apresentações e deixando comentários :)
      Kissus <3

      Excluir