12/02/2017

Apresentando: Durarara!!

||||

Olá, pessoas!
Como vão vocês? Com tédio nesse início de ano letivo? O meu já começou agitado. Seria uma péssima hora para acrescentar um anime na sua lista de afazeres? Sim? Não? Humm..

Clique em “leia mais” para ser transportado para a cidade de Ikebukuro.


Dados


- gênero: ação, sobrenatural, shounen, romance
- autor: Ryohgo Narita
- ano: 2010
- episódios: 24 + 1 OVA (primeira temporada)

Sinopse


Ryuugamine Mikado é um garoto que almeja a vida agitada da cidade grande. A convite de seu amigo de infância Masaomi Kida, ele se transfere para uma escola em Ikebukuro. Masaomi alertou-o sobre as pessoas que deve tomar cuidado: um lutador campeão, um informante e um misterioso grupo chamado Dollars. Assustado com as histórias de Kida, Mikado testemunha, no seu primeiro dia, uma lenda urbana, a Dullahan (Cavaleiro Sem Cabeça) montada em uma motocicleta preta. A partir de então, a existência de casos sobrenaturais e uma gangue chamada os Lenços Amarelos subirá a superfície, e Ikebukuro nunca mais será a mesma cidade pacífica...

Personagens


Celty Sturluson
Ryuugamine Mikado
Masaomi Kida
Sonohara Anri
Heiwajima Shizuo
Orihara Izaya
Simon Brezhnev
Kishitani Shinra

Minha Avaliação

Alguns dos quesitos que me animam a ver um anime são ele quase não ser famoso (Shingeki no Kiyojin, Sword Art Online, Mirai Nikki, etc) e aleatoriamente pessoas falarem que é bom. Isso, porque quando um anime é famoso demais e todo mundo fala dele me irrita profundamente normalmente é ruim e/ou não é metade do que falam (vide Sword Art Online).

Infelizmente a sinopse não é animadora, mas não está errada. Você encontra também dizerem outra coisa no Wikipédia: “A história é sobre uma Dullahan que trabalha como entregadora do submundo de Ikebukuro, [...]” [clique aqui para ler o resto], o que também não está errado. Mas não passa tudo e não anima os desconhecidos a verem o anime. Eu poderia dizer o seguinte: “A estória se passa em uma cidade Ikebukuro, mostrando seu submundo e superfície. O centro da trama é a lenda urbana da “Motoqueira Fantasma” e o desenvolvimento equilibrado correlaciona os demais personagens demonstrando-os tão importantes quanto”. Não sei se ficou melhor...

Durarara — ou DRRR — tem como ambientação a cidade de Ikebukuro que sofre com problemas relacionados a gangues. Ao ver o tema de abertura (Opening ou OP) percebemos o estilo animado, descontraído e urbano que a música passa bem como as apresentações feitas na própria abertura. Ou seja, o estilo da abertura é quase um prelúdio do clima da cidade onde se desenrola o enredo.

Quando comecei a ver o anime, ele era meio parado e pensei que iriam enrolar com a história da Celty até os episódios finais. Mas então você começa a se surpreender assim que eles contam a história dela de forma básica a encerrar as dúvidas sobre sua origem e se é um ser sobrenatural ou não, pois esse é o nosso enfoque no início, mostrando que a trama é bem mais complexa do que se esperava.

Apesar de na sinopse citar primeiro o nome do Mikado, a estória não é dele sendo que se correlaciona inteligentemente bem como os demais personagens apresentados. Alguns deles são colocados no centro da história por um momento, mas só para revelar mais sobre o verdadeiro personagem central, Celty, e a verdadeira trama. Vários deles se demonstram mais inteligentes e necessários do que esperávamos.

A trilha sonora durante os episódios inicialmente faz você pensar que o anime é idiota e pacato, mas nos momentos certos ela muda para algo mais sombrio ou mais sério. O primeiro tema de tema de abertura tem o estilo animado, descontraído e urbano que a música passa bem como as apresentações feitas na própria abertura, ou seja, o estilo da abertura é quase um prelúdio do clima da cidade onde se desenrola o enredo. O primeiro tema de encerramento também segue nesse estilo de música mais animada com a animação sempre interligando os personagens.

No meio da abertura, eles dão uma recapitulada do que aconteceu no episódio anterior — algo bem parecido com seriados tipo Sobrenatural (Supernatural) que tem aquele ‘Then’ e ‘Now’ — ao invés de fazer isso depois, ou antes, da abertura, como fazem usualmente em animes. A partir do episódio 13 o OP e o ED mudam para algo mais sério e pouco colorido — oposto dos primeiros OP e ED — combinando com um momento mais crítico no anime.

O design dos personagens é bem simples sem grandes belezas, mas correspondem às suas personalidades e o jogo de cores em determinados momentos é interessante para refletir também — não é nada complexo.

Design dos personagens é simples.

Simplicidade e jogo de cores
Jogo de cores
Eu recomendo esse anime para quem não se importa com um anime maior que o comum atualmente — ele tem mais de 24 episódios contando com as outras três temporadas seguintes —, gosta de tramas um pouco mais complexas, boas doses de reflexão, não é sensível aos gêneros no qual o anime se encaixa e para maiores de 14 anos — mais novos podem ter dificuldade de entender os momentos reflexivos e a complexidade da trama por causa da maturidade, apesar disso não impedir ninguém senão ficam iguais essas crianças que vêem Death Note e não entendem bulhufas só dizendo que o anime é foda porque todo mundo fala sem argumento nenhum porque não tem maturidade para entender a complexidade da coisa #prontofalei.

A frase que descreve esse anime é: um anime muito inteligente, que se esconde atrás da casca da ‘idiotice’ aparente se tornando um achado para quem o vê.

Enfim, pessoas! É isso! Espero que tenham gostado e se verem ou se já viram, deixe nos comentários.

Se quiserem que eu faça uma apresentação de algum outro anime dando minha opinião crítica, deixem nos comentários também — se o tiver visto, farei!

Até!

2 comentários:

  1. Mds! Eu tinha uma ideia mto errada desse anime por causa do nome dele. Adorei a trama, entrou na minha lista de animes para ver. Concordo com o que vc falou sobre os jovens q n entendem a trama e falam o q n sabem.
    Mas uma perguntinha, vocês pretendem falar mais de quais animes? Curiosidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Desculpe a demora em responder. Estava sem internet. Mas I'm back!!
      Então, que bom que consegui ajudar alguém a querer ver o anime haha' Ele realmente não parece muita coisa pela sinopse, mas é bom.
      Qual ideia que você tinha sobre o nome dele?? Não consigo pensar em nada o_o
      Olha, as outras meninas eu não sei (a gente normalmente não combina sobre isso), mas eu tenho mais uma postagem pronta e mais umas três se desenvolvendo sobre animes. Quero deixar para surpresa a postagem haha' :3
      Por serem famosos posso dizer que farei de Sailor Moon e Sakura Card Captors :3
      Continue acompanhando as postagens de apresentações e deixando comentários :)
      Kissus <3

      Excluir

Antes de comentar...

1. Não é permitido fazer ofensas de qualquer nível, e isso é válido tanto para os leitores quanto para as postadoras em si.
2. Não é necessário enviar duas vezes a sua mensagem. Nós vemos, lemos e tentamos responder todas que são mandadas!
3. Não é permitido flood, spam, links maldosos ou qualquer coisa parecida.
4. Aceitamos sugestões para as postagens ou atualizações que esquecemos de colocar em postagens antigas ou recentes.
5. Seus créditos não estão no post ou em alguma parte do blog? Nos avise imediatamente, mas com educação; pois não fazemos isso de propósito.
6. Leia toda a postagem com atenção antes de comentar algo sobre.
7. Recomendados que não dê suas informações pessoais, principalmente e-mail e endereço, a qualquer pessoa mesmo que essa diga ser da administração.
POR FAVOR, NOS AJUDE NÃO ENVIANDO A MESMA MENSAGEM MAIS DE UMA VEZ.