17 de mai. de 2018

Apresentando: Dream Festival


Olá, pessoas!

Que saudade de vocês!! Zilhões de anos sem aparecer aqui >-<

Infelizmente só tenho internet do celular ainda e o tempo ficou curto para fazer postagens. Mas hoje estou revivendo esse tipo de postagem aqui: trazendo para vocês mais uma apresentação de anime! 

Sentiram falta? Se sim, eu também senti. Se não, mentira que eu sei que sentiu falta também!

Enfim, hoje vou falar do anime Dream Festival. Clique em leia mais para ver o resto da postagem.


Esse anime é de 2016 (provavelmente) e conta a história de um grupo de idols japoneses. Começa com o personagem Kanade Amamiya sendo observado por um 'olheiro' de uma agência de ídolos em um trabalho no parque e que vê qualidades nele para ser um idol. Ele o propõe fazer uma audição e por fim ele aceita. Assim ele conhece outros garotos da mesma agência que estão batalhando para terem a oportunidade de vencer o DreamFes e fazer o debut.

O anime se passa em alguma cidade do Japão (provavelmente Tóquio) e se foca mais no desenvolvimento deles como ídolos e no que fazem os idols. De primeira Kanade tem rixa com o Junya que não aceita bem o fato de Kanade estar ali só por estar, sendo que ele - Junya - sempre sonhou em ser idol e inclusive adaptou a vida para concluir esse sonho. Por fim eles mantêm a rivalidade saudável e vão treinando até que fazem um trio e depois de um tempo - e tretas - um quinteto (Kanade Amamiya, Oikawa Shin, Sasaki Junya, Katagiri Itsuki e Sawamura Chizuru).


O foco da história fica muito em o quê ídolos fazem além de treinar coreografias e cantar, ou seja, os ídolos japoneses (coreanos também são assim, mas no anime fala dos japoneses então vamos focar neles) participam de programas de rádio, programas de televisão (alguns completamente nonsense para nós ocidentais), às vezes são modelos, fazem sessões de fotos sozinhos ou com o grupo, às vezes são atores, às vezes são dubladores e por aí vai. Também desenvolve a parte pessoal, os problemas que enfrentam como pessoas que são consideradas modelos de comportamento e moral para os fãs, as dificuldades de fazerem uma música, o desenvolvimento da amizade e do grupo, como algumas escolhas podem afetar todos do grupo, a rivalidade saudável entre outros grupos, a rotina de treinamento e como coincidem com a escola (sim, eles ainda estão entrando no Ensino Médio de lá).

Eu falando aqui parece super aprofundado, mas não é; são só coisas que eles colocam no anime sem graaandes desenvolvimentos, mas que é possível perceber as questões. Como são cinco personagens no total, eles vão desenvolvendo algumas questões individuais de cada um  e no fim eles acabam tendo apoio uns dos outros e se resolvendo.

A cadência dos acontecimentos é rápida, sem enrolação demais então você tem a sensação de que o anime acabou rápido até porque dificilmente tem questões muito aprofundadas para dar a sensação de desenvolvimento complexo e demora. Por representatividade feminina basicamente ela não existe: é um anime de idols masculinos/homens então não colocar personagens femininos/mulheres sem serem fãs; é algo que eu já esperava então fiquei de boas. Representatividade LGBTQ+ também não é pautada e inclusive neste anime não tocam no assunto (só quando é uma música romântica e devido a heteronormatividade do mundo todxs consideram que está falando de uma garota por quem é apaixonado).

O design não é super luxuoso (só nas roupas que é), mas também não é desleixado. Por ser um anime de música e ritmo, as partes da dança - quando eles fazem a apresentação nos shows - o design visivelmente muda. Eles devem usar um programa parecido com MMD (Miku Miku Dance), então os movimentos não são os mais perfeitos mas são bons (quem já viu MMD mais antigos sabe como era péssimo e difícil movimentos mais naturais). Nos shows eles tem o Dorika Time que são uns cartões digitais no qual os fãs escolhem a roupa do idol e eles pegam e mudam de roupa no palco. Você pode se incomodar um pouco com a mudança do design, mas possivelmente você vai se acostumar até o fim do anime. Os temas de abertura e encerramento são músicas do próprio grupo do anime e não tem nada demais, mas não é ruim.

dá para perceber a diferença dos traços

traços do anime em geral

traços no momento que eles vão dançar

perceberam a diferença??

O que achei no fim das contas? Legal, mas não é meu tipo de anime. Para começar eu não gosto do conceito de idols orientais (japoneses e coreanos), apesar de já ter gostado e de ainda gostar de alguns grupos coreanos (2NE1, Super Junior e miss A; principalmente). Inicialmente era incrível a troca de roupas, as coreografias, até as músicas. Mas com o tempo o conceito mais social começou a me incomodar e os grupos mais recentes me parecem muito repetitivos (sabe do BTS? Então...), as músicas são repetitivas, os tropos e personas são repetitivos e isso começou a me fazer perguntar "o que você têm de novo? Ou é só isso?". E eu comecei a criar maior aversão por idols femininas em animes e jogos (já sabem o porquê, né).

Ainda assim, mesmo com tudo isso, eu queria pegar dois animes de idols - um feminino e outro masculino - para resenhar aqui e comparar o que eles têm de igual e diferente. Por fim eu acabei pegando Dream Festival por causa da roupa colorida deles na capa de propaganda do anime e depois que vi o primeiro episódio eu achei o Kaito (a.k.a. nesse anime como Oikawa Shin). E foi isso que me fez ver até o final (não me julguem x.x).

Kaito fazendo papel de Oikawa Shin hahshahsa

essa roupa é amor demais, minha gente!

Ao todo o anime não é cansativo, terminei ele em uma semana, mas eu já sabia dos tropos e etc. Por vezes acaba sendo interessante por focarem também em outras questões mas que são diretamente relacionadas ao trabalho deles. Uma coisa que ainda não entendi é a tecnologia das Dorikas. Claro que a metáfora ali é o sentimento dos fãs serem o gás para continuarem a treinar e se esforçarem tanto num trabalho muita das vezes ingrato, mas como assim eles conseguem mudar de roupa no palco? Se os fãs escolhem a roupa e eles pegam aleatoriamente, então eles deveriam ter roupas diferentes e até peças que não combinam entre si. SÓ QUE isso não acontece; todos pegam o mesmo estilo de roupa com cores respectivas ao cabelo deles e com sapatos que combinam! Ou de alguma forma não são as dorikas que escolhem a roupa? Pelo que entendi os cartões tem imagem das roupas...Na segunda temporada mostra as palavras de uma fã escrito no verso do cartão, ou seja,  são cartões físicos que eles conseguem guardar; só que como eles conseguiriam pegar tantos? Não dá. Deve ser pego pela staff. Enfim só aproveitem a mudança de roupa deles no palco parecido com de uma mahou shoujo (o que é maravilhoso!) e deixa quieto a parte física e lógica da coisa.

No total eu só gostei de uma música e quando fui pesquisar...PÁ!! eles são um grupo idol de verdade! Tipo, são pessoas mesmo, o grupo tem o mesmo nome, são cinco integrantes e as músicas tocadas no anime são do grupo (inclusive o álbum de debut tem capa alternativa com a do anime). Fiquei passada! Acabou que nem procurei mais nenhuma música ou informação deles, só baixei a música que queria mesmo. O anime tem segunda temporada - que já terminei -, que foca mais no desenvolvimento da individualidade deles dentro do grupo e no amadurecimento deles como grupo e idols (também desenvolve o outro grupo que fez debut junto com eles, inclusive eles fazem show juntos).

eu gostei tanto desse tênis!


Eu recomendo o anime para quem tiver interesse nesse tipo de gênero ou goste de idols ou goste de ritmo e música. É um anime leve e rápido para diversão e só.
Então, vocês gostam de idols orientais? E de animes/jogos com a temática? Deixem nos comentários :)

Até! Fiquem com duas imagens maravilhosas do tema de encerramento da segunda temporada de DF.

só observem essa beleza e fofa que é o Shin <3

não sei porquê, mas amo imagens de Haloween <3

PS: ainda estou tentando criar coragem para pegar um anime de idol feminina...

Por hoje é só. Pessoas, me recomendem anime para eu ver e fazer review aqui. Só não vale ser shoujo, ecchi e hentai. Okay..posso abrir exceção para shoujo dependendo do anime. E de idols não precisa porque prometo pegar de idol feminina para resenhar aqui, juro! Deixem comentários :)

Até! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário